terça-feira, 14 de agosto de 2007

Os Simpsons e a mídia alternativa

Quem nunca ouviu falar sobre os temas polêmicos abordados pelo desenho “Os Simpsons”? Até o Brasil já foi alvo das sátiras de Matt Groening, criador da série.
Em comemoração aos 20 anos do desenho, foi lançado o longa-metragem da família amarela. No Brasil, a estréia será no dia 17 de agosto (humm, que bom, já está chegando). Infelizmente, aqui no país não obtive nenhuma informação sobre a divulgação do filme em mídias alternativas, recurso que eu adoro, mas que aqui no Espírito Santo não costuma ser utilizado. Mesmo assim, quero comentar sobre duas ações de divulgação do filme que foram feitas fora do Brasil.
Se “Os Simpsons” são polêmicos, a campanha publicitária criada para o filme não podia ser diferente, os criadores abusaram na ousadia e na utilização de ícones culturais e religiosos.
Em Nova Iorque, os divulgadores penduraram na tocha da Estátua da Liberdade uma rosquinha, uma cópia gigante da que Homer Simpson segura nos cartazes de divulgação do filme.


Em Dorset, interior da Inglaterra, o Homer foi desenhado só de cueca e com uma rosquinha na mão, em tinta biodegradável, ao lado da pintura do gigante de Cerne Abbas, símbolo do paganismo e da fertilidade, a imagem do chefe da família Simpsons ao lado do gigante anda despertando a ira dos seguidos da crença pagã.
Essas duas ações publicitárias conseguiram transmitir para o público todo o espírito da família politicamente incorreta. Vendo essas grandiosas ações, fico entristecida ao olhar para o pouco que temos ao nosso redor, nós, futuros publicitários, precisamos fazer a diferença, principalmente em solo capixaba.
Defendo a idéia de que mídia alternativa é extremamente eficaz e que polêmica vende, e vende muito quando bem empregada, sem contar a quantidade de mídia espontânea que ambas geram.

Abraços!

Nenhum comentário: